Confira os critérios de ensino de Língua Espanhola orientados pelo PNLD 2017

Por abril 20, 2017 0 comentários

O Ministério da Educação (MEC), pela sua Secretaria de Educação Básica, através do site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) disponibilizou via download, o Guia  de Livros Didáticos para o Ensino Fundamental (anos finais) , com vistas a orientar o corpo docente quanto ao o ensino de Língua Estrangeira Moderna (Inglês-Espanhol). Desse modo, pretendo, discorrer disponibilizar nesta, os critérios de ensino do Espanhol, pois é minha área de interesse e cuja vivencia uma grande polêmica sobre sua obrigatoriedade. 




O que pensa o PNLD 2017 sobre o Espanhol?

A priori, o PNLD é um documento que serve para garantir a qualidade do livro didático escolar, tendo em vista a atualização dos materiais para que haja um melhoramento no processo de ensino e aprendizagem. No PNLD de 2017, consta algumas orientações acerca do ensino de Espanhol, este que deve ter os critérios como:

> Língua em contexto;
> Diversidade linguística e cultural através dos textos;
>O professor deve ser protagonista: analisar, compreender e subverter;


As obras aprovadas para serem distribuídas nas escolas, apresentaram, impreterivelmente, os critério de avaliação, tais quais:

> Efetivas revisão linguística que demonstre seriedade profissional na apresentação dos originais em língua estrangeira, eliminando, assim, a ocorrência de inadequação ou equívoco no seu uso;
> manifestações em linguagem verbal, não verbal e verbo-visual de comunidades falantes de lígnua estrangeira, com temas adequados aos anos finais do ensino fundamental, que não veiculem estereótipos nem preconceitos, seja em relação às culturas estrangeiras envolvidas, seja em relação à cultura brasileira;
> manifestações em linguagem verbal, não verbal e verbo-visual que favoreçam o acesso à diversidade cultural, social, étnica, etária e de gênero manifestada na língua estrangeira, de modo a garantir a compreensão de que essa diversidade é inerente à constituição de uma língua e das comunidades que nela se expressam;
>variedade de gêneros do discurso (orais e escritos), concretizados por meio de linguagem verbal, não verbal ou verbo-visual, caracterizadora de diferentes formas de expressão na língua estrangeira e na língua nacional;
> manifestações em linguagem verbal, não verbal e verbo-visual que circulam no mundo social, oriundos de diferentes esferas e suportes representativos de comunidades que se manifestam na língua estrangeira;
>registro da natureza da adaptação efetivada nos textos (escrito e oral) e imagens, respeitadas suas características de gênero de discurso, esfera e suporte, proporcionando maior fidedignidade às publicações originais;
 >relações de intertextualidades a partir de produções expressas em língua estrangeira e ou em língua nacional;
> atividades de leitura comprometida com o desenvolvimento da capacidade de reflexão crítica;
> o processo que envolve atividades de pré-leitura, leitura e pós-leitura;
> estratégias de leitura, tais como localização de informações explícitas e implícitas no texto, levantamento de hipóteses, produção de inferência, compreensão detalhada e global do texto, dentre outras;
> atividades de produção escrita compreendida como processo de interação, que exige a definição de parâmetros comunicativos, o entendimento de que a escrita se pauta em convenções relacionadas a contextos e gêneros de discurso e está submetida a processo de reelaboração;
>promoção da compreensão oral, com materiais gravados em mídia digitalizada (cd em áudio e livro digital), que incluam produções de linguagem características da oralidade;
>atividades que permitam o acesso a diferentes manifestações da linguagem oral, em inter-relação com necessidades de compreensão e produção compatíveis com as do estudante das séries finais do Ensino fundamental, que sejam significativas para esta fase de escolarização e que não desconsiderem o estudante como sujeito de sua expressão.
> sistematização de conhecimentos linguísticos da língua estrangeira, a partir do estudo dos elementos linguísticos em contextos discursivos, de modo a valorizar a relação entre o seu conhecimento e a interpretação das manifestações em linguagem verbal, não verbal e verbo-visual, ultrapassando o nível da sentença isolada;
>oportunidade de acesso a manifestações estéticas das diferentes comunidades de origem estrangeira e da nacional, com o propósito de desenvolver o prazer de conhecer produções artísticas;
> elementos estéticos presentes na linguagem verbal, não verbal e verbo-visual, e contextualiza a obra em relação ao momento histórico;
> proposições de leitura da linguagem não verbal e verbo-visual a partir de conceitos e metodologias adequados à natureza desse material, tanto no âmbito do livro impresso quanto no digital;
> atividades que criem inter-relações com o entorno da escola, estimulando a participação social dos jovens em sua comunidade como agentes de transformações;
> atividades de avaliação e de auto avaliação que integrem os diferentes aspectos que compõem os estudos da linguagem nesse nível de ensino, buscando harmonizar conhecimentos linguístico discursivos e aspectos culturais relacionados à expressão e à compreensão na língua estrangeira;
> imagens que reproduzam a diversidade étnica, social e cultural das comunidades, das regiões e dos países em que as línguas estrangeiras estudadas são faladas;
> articulação do material oferecido na mídia digital da coleção com temas, textos e atividades apresentados/estudados no Livro do Estudante;
> articulação entre o estudo da língua estrangeira e manifestações que valorizam as relações de afeto e de respeito mútuo, a criatividade e a natureza lúdica que deve ter esse ensino compatível com o perfil dos estudantes das séries finais do Ensino Fundamental.


Confira o PNLD 2017 completo clicando aqui.

Jotta Matheus

O autor

Há quatro anos na coluna social, abordando e denunciando fatos e atos da sociedade, Jotta tem sua trajetória marcada pela atuação em rádio, onde se qualificou e aprimorou ainda mais os seus talentos na comunicação. Sua paixão pelo blog se emanou depois de ser, pela 1ª vez, entrevistado por Dafnne Victoriah, jornalista e colunista da Amanhecer FM. Alegre e espontâneo, com ele a falsidade e as molduras da mentira, não têm vez!

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Política de moderação de comentários:
    A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.