Existe felicidade? ou existem momentos felizes?

Por setembro 08, 2015 0 comentários
O que é a felicidade?

Segundo informou o Google, a felicidade é uma qualidade ou estado de feliz; estado de uma consciência plenamente satisfeita; satisfação, contentamento, bem-estar.

Já o Wikipédia, A felicidade é um estado durável de plenitude, satisfação e equilíbrio físico e psíquico, em que o sofrimento e a inquietude são transformados em emoções ou sentimentos que vão desde o contentamento até a alegria intensa ou júbilo. A felicidade tem, ainda, o significado de bem-estar espiritual ou paz interior. Existem diferentes abordagens ao estudo da felicidade - pela filosofia, pelas religiões ou pela psicologia. O homem sempre procurou a felicidade. Filósofos e religiosos sempre se dedicaram a definir sua natureza e que tipo de comportamento ou estilo de vida levaria à felicidade plena.

A felicidade é o que os antigos gregos chamavam de eudaimonia, um termo ainda usado em ética. Para as emoções associadas à felicidade, os filósofos preferem utilizar a palavra prazer. É difícil definir, rigorosamente, a felicidade e sua medida. Investigadores em psicologia desenvolveram diferentes métodos e instrumentos, a exemplo do Questionário da Felicidade de Oxford, para medir o nível de felicidade de um indivíduo. Esses métodos levam em conta fatores físicos e psicológicos, tais como envolvimento religioso ou político, estado civil, paternidade, idade, renda etc.
Mas quem nunca ouviu essa frase: "Felicidade não existe, o que existe – na vida – são momentos felizes”.
Analisando...





Pois bem, a felicidade como vimos anteriormente, é um estado durável de momentos felizes, mas nem sempre temos este sentimento em longa duração, entretanto a vida nos faz vivenciar vários momentos bons e ruins, felizes e tristes, alegres e desanimadores, enfim há vários momentos que preenchem nosso ser. Mas a felicidade mesmo, não existe. Todavia me sinto feliz, mas não para sempre - como em contos de fada, infelizmente ou felizmente por alguma razão ou algum motivo nos entristecemos, choramos de dor, de angústia, de lamentações, de arrependimento e muita das vezes esquecemo-nos dessa tal felicidade. Se em todo tempo nós olhássemos para aquele que nos faz feliz: O criador, até que poderíamos ser felizes para sempre, mas evidentemente isso não acontecesse, e então nós - os principais responsáveis pelas nossas escolhas, falhamos e deixamos os sentimentos árduos dessa vida nos envolver e tomar por qualquer tempo que seja: a nossa felicidade.

#PenseNisso...

Jotta Matheus

O autor

Há quatro anos na coluna social, abordando e denunciando fatos e atos da sociedade, Jotta tem sua trajetória marcada pela atuação em rádio, onde se qualificou e aprimorou ainda mais os seus talentos na comunicação. Sua paixão pelo blog se emanou depois de ser, pela 1ª vez, entrevistado por Dafnne Victoriah, jornalista e colunista da Amanhecer FM. Alegre e espontâneo, com ele a falsidade e as molduras da mentira, não têm vez!

0 comentários:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.